Hitórico



Histórico:
Cia Teatral EmCena
A Companhia Teatral EmCena foi fundada em agosto de 2003, formado inicialmente por 17 alunos de faixa etária de 12 a 16 anos, com o intuito de tornar o teatro um meio efetivo de comunicação, estudo e divulgação das artes cênicas em nossa comunidade.
Após três anos aproximadamente de convívio com oficinas de teatro na escola de Teatro Batistense, projeto este intitulado “TEATRO PARA TODOS”, criado e idealizado por Esther Rodrigues, professora, atriz e diretora de teatro, com o objetivo de levar o teatro para toda a comunidade. Começou no ano de 2001, tendo durante o ano de 2003 as atividades interrompidas, o que provocou forte preocupação de que a escola acabasse por falta de apoio. Alguns alunos com a mesma preocupação procuraram a professora Esther Rodrigues e questionaram-na sobre a continuidade do Projeto, devido ao gosto que haviam adquirido e a necessidade de manter o teatro, em seu já, habitual convívio.
Diante desta primeira dificuldade encontrada, marcou-se uma reunião em agosto de 2003, na qual se reuniram alguns alunos da escola de teatro com a professora Esther Rodrigues para discutirem sobre a possibilidade de formarem um grupo de teatro. Nesta reunião foi esclarecido aos interessados e futuros participantes sobre a responsabilidade, a assiduidade, o estudo, aperfeiçoamento das técnicas adquiridas, a dedicação, e principalmente os finais de semana que seriam comprometidos com ensaios e apresentações.
A princípio todos concordaram com os sacrifícios que teriam que fazer e a dedicação que teriam que ter. Formando assim uma extensão da escola, agora como um grupo.
O jovem grupo fez sua estréia em nossa cidade em 14 de novembro de 2003, uma sexta-feira às 20h no Centro Cultural Maria Roselene Duarte Clemes, com a peça “A VER ESTRELAS”. Uma preocupação gritante a todos integrantes do grupo era a cobrança de ingressos que se propuseram a fazer com objetivo de adquirir fundos para pagar as pequenas dívidas contraídas na montagem da peça. No entanto essa preocupação trouxe como resultado um ótimo trabalho e casa lotada no primeiro espetáculo da companhia.
Nos anos seguintes o árduo trabalho continuou as dificuldades de se trabalhar o teatro surgiu por diversas situações. Destacando-se inicialmente o fato dos integrantes ainda serem muito jovens, sempre se teve um ritmo de trabalho bastante cauteloso, pois era necessário respeitar o processo de amadurecimento de cada ator e também as dificuldades naturais de uma criança em estar fazendo o trabalho de produção de cenário, figurino entre outros.
Outro fator de extrema importância a se destacar como barreira enfrentada é falta de apoio que todos os segmentos das artes são submetidos. A realidade nacional pela falta de uma política com maior responsabilidade em relação a apoiar bons projetos na área cultural é assunto de muita discussão e pouca ação. Não sendo diferente da realidade nacional, nossa comunidade também possui os mesmos problemas.
O apoio ao grupo sempre foi muito restrito aos familiares dos alunos. Para os poderes públicos e empresários locais o trabalho do grupo sempre passou despercebido.
Diante das dificuldades encontradas o grupo trabalhou e buscou superá-las da melhor forma possível, reestruturando e reapresentando o espetáculo “A VER ESTRELAS” no ano de 2004. Em 2005 o grupo definitivamente entrou na história do município resgatando aspectos culturais de nosso povo com a apresentação do “CASAMENTO CAIPIRA” na tradicional festa de nosso Padroeiro João Batista, apresentação esta que acontece anualmente.
No segundo semestre do ano de 2006 o grupo já mais amadurecido iniciou um intenso trabalho de conquista de público. Com base em espetáculos nacionalmente conhecidos como “Terça Insana”, “Cócegas” e também adaptando textos de autores como Luis Fernando Veríssimo, Arnaldo Jabor e Jô Soares, a COMPANHIA CIA TEATRAL EMCENA desenvolveu o projeto “JANTAR INSANO” nas dependências do Restaurante Comores em São João Batista. O resultado desse trabalho superou todas as expectativas, a presença de público sempre foi surpreendente garantindo ao grupo exatamente aquilo que tinham como objetivo com esse projeto que era obter maior visibilidade na comunidade, ou seja, mostrar a cara e dizer que em São João Batista há um grupo de Teatro. Diante do sucesso o grupo encerrou seus trabalhos neste ano com o magnífico espetáculo “NOITE INSANA” no Centro Cultural Batistense.
No ano de 2007 com intuito de assegurar o público que já tínhamos conquistado e trazer mais pessoas ao teatro intensificaram-se ainda mais os trabalhos. O grupo montou e apresentou três espetáculos: “NOITE INSANA”, “SABOR CHOCOLATE” e um grande sucesso da nossa literatura “O AUTO DA COMPADECIDA”. Estes espetáculos foram apresentados por duas vezes no Centro Cultural Batistense, sempre com casa lotada. Os ótimos resultados de todos os trabalhos e a satisfação do público incentivaram o grupo a novos desafios.
No ano de 2008 as expectativas foram ainda maiores, o público em geral pedia que fizéssemos uma apresentação mensal. O grupo expôs então o desejo em realizar espetáculos mensalmente e ao mesmo tempo destacou as dificuldades nessa realização. Pois se antes éramos crianças, agora somos jovens e adultos com imensas responsabilidades, compromissos com estudos entre outros.
Na seqüência dos trabalhos montamos e apresentamos a comédia “MULHER POR MEIA HORA” que estreou dia 16 de agosto nas dependências do Centro Cultural Batistense e mais uma vez a casa ficou pequena para o fiel público que aplaudiu de pé o espetáculo. O compromisso seguinte do grupo foi no dia 23 de agosto; no qual levamos a cultura, a alegria do teatro e o nome de São João Batista em Tijucas no Anfiteatro Leda Regina com o espetáculo  “NOITE INSANA”, lotando o anfiteatro de 500 cadeiras. Em seguida estreamos no mês de setembro a comédia TPM (Tensão Pós Matrimonial) e reapresentamos o grande sucesso “O AUTO DA COMPADECIDA” no mês de outubro.
No ano de 2009 além de participarmos da “Caravana Cultural”, um projeto existente em nosso município que visa facilitar à população o acesso às fontes da cultura e divulgar trabalhos culturais realizados no município, apresentando um recorte do espetáculo “O Auto do Boi de Mamão”, realizamos outras apresentações em nosso município e região entre as quais destacamos o espetáculo “O Auto da Compadecida” e o show de humor “Noite Insana”.
No ano de 2010 o grupo trabalhou para cumprir com a agenda de 10 apresentações na região do Vale do Rio Tijucas do espetáculo “O Auto do Boi de Mamão” que havia sido contemplado no Edital Elizabete Anderle de Incentivo à Cultura 2009. Apresentou-se no 15º Festival Catarinense de Teatro (FECATE) em Brusque e no II Encontro de Bois de Norte a Sul de Florianópolis. E continuou com a movimentação teatral em nossa cidade na qual apresentamos no dia 10 de abril a peça “Sabor Chocolate”, no dia 08 de maio o espetáculo “Noite Insana: Mamãe eu quero... Mamãe eu quero...” e no dia 06 de novembro o espetáculo “Noite Insana 007”.
Hoje acreditamos termos alcançado bons objetivos em nossa caminhada. Ressaltamos o desenvolvimento do hábito nas pessoas de nossa comunidade em virem ao teatro e destacamos o importante fato de termos conquistado a fidelidade de um bom público. Porém reconhecemos a responsabilidade que isso nos traz, pois a preocupação em superarmos-nos é sempre exposta em todos os trabalhos realizados.

Add This

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...