junho 14, 2011

Aberta seleção de atores de Joinville para filme sobre imigração suíça

Fonte, link original: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3350686.xml


O elenco do longa-metragem "Suíços Brasileiros - Uma História Esquecida", que terá filmagens em Joinville durante uma semana em julho, precisa de reforço para ficar completo.

Por isso nesta terça, a partir das 14 horas, o diretor de elenco Paulo Letier estará no Centreventos Cau Hansen para selecionar atores e figurantes para o documentário híbrido, que mescla documentário e ficção. Homens com idades entre 30 e 50 anos são os mais procurados, mas há espaço para pessoas de todos os sexos, idades e etnias que queiram experimentar a vivência no set de um filme.

A obra do diretor curitibano Calixto Hakim é baseada no livro "Suíços em Joinville - O Duplo Desterro", do pesquisador joinvilense Dilney Cunha, e relembra um passado que parece ignorado pela história "oficial": a situação de migrantes que fugiram da miséria de seu país buscando uma vida melhor e tornaram-se um dos grupos colonizadores do Brasil.

Por isso, boa parte dos papéis que a equipe ainda procura é de pessoas com características de descendentes europeus: loiros e de pele clara. Mas como Joinville tinha uma população constituída também por brasileiros, indígenas e escravos negros, todas as etnias são bem vindas.

— A maioria dos atores de que precisamos são homens porque aquela era uma época de um universo muito masculino — afirma Letier.

Ele frisa que há personagens indispensáveis que ainda estão sem ator, como a parteira Madelaine, alemã forte e grande, que apesar de não ter falas, tem muita ação na cena de um nascimento no navio

. Outro personagem importante é Gerônimo, um moreno forte de 20 anos, com características de brasileiro típico.

— Já tenho um ator pré-selecionado para este papel, mas para todos eles é bom ter outras opções — diz Paulo.

O diretor enxergou dificuldades para conseguir profissionais da atuação na cidade: enquanto em Curitiba os interessados são todos profissionais, em Joinville os inscritos na primeira seleção eram todos atores amadores.

Para participar do filme, é necessário ter disponiblidade para filmar entre os dias 10 e 18 de julho. Os atores receberão cachê negociado de acordo com os dias de trabalho, já os figurantes não serão remunerados.

Para a seleção, os atores terão que preencher uma ficha de inscrição, fazer uma foto e participar de testes para os personagens. Já os figurantes devem apenas comparecer no horário determinado. O filme terá locações em Rio Bonito, São Francisco do Sul e Joinville, além de Curitiba e de cenas rodadas na Suíça.




O QUÊ: teste de elenco e inscrição para figuração do filme "Suíços Brasileiros - Uma História Esquecida".
QUANDO: terça-feira (para atores e figurantes) e quarta-feira (para figurantes), das 14 às 20 horas.
ONDE: Centreventos Cau Hansen, que fica na Rua José Vieira, número 315, salas 4 e 5. Confira a lista de atores que a equipe de "Suíços Brasileiros" procura em Joinville:

NOME e CARACTERÍSTICAS 

1 Konrad 40 a 50 anos. Suíço/alemão, bem claro. Imigrante refinado.
2 Madelaine 40 anos. Alemã gorda.
3 Fritz 25 a 30 anos, loiro.
4 Thomas 25 a 30 anos, loiro.
5 Baumer 40 a 50 anos, pele clara.
6 Eduardo Schröder 30 a 35 anos, forte.
7 Gerônimo 20 anos, moreno e forte.
8 Marido 30 anos.
9 Mulher 30 anos.
10 Médico 30 a 40 anos.
11 Günther 30 a 35 anos . 1
2 Escravo 20 a 30 anos, negro.
13 Capataz 30 anos .
14 Mulher aristocrática 30 anos.
15 Homem aristocrático 40 anos.

Figuração: Homens e mulheres com idades entre cinco a 70 anos de diversas etnias.




1 comentários:

Anônimo disse...

gostaria de deixar meu contato caso ainda estejam rodando o filme, ou futuros trabalhos: martin_gustav@yahoo.com.br

Postar um comentário

Add This

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...